Receitas de Família

Eu gostaria de falar um pouco da minha terra Vitória ,dos meus familiares e dos meus amigos porque assim vocês poderão formar uma imagem à meu respeito e ao meu jeito de ser.

Pelo lado materno meus antepassados vieram do munícipio da Serra, hoje importante polo industrial do Estado do Espirito Santo. Eles vieram de Portugal mais precisamente da cidade do Porto por volta de 1830 e  mais ou menos à mesma época de Penafiel também Portugal. Enfim uma família com hábitos de boa mesa desde sempre, hábitos que trouxeram de Portugal e que pelo menos  na família que construí, mantemos até hoje. No município da Serra temos algumas praias maravilhosas como Nova Almeida, Jacaraípe,Manguinhos,Carapebus e muitas outras menores, baiazinhas maravilhosas como a Ponta da Baleia cercada de arrecifes onde,pescávamos lagostas usando fachos de palha em noites escuras de maré baixa, trazendo-as vivas e a minha mãe as preparava de maneiras diferentes mas sempre deliciosas. Nada melhor do que frutos do mar fresquinhos. Hoje aqui em São Paulo não temos essa possibilidade mas, tenho fornecedores ótimos na feira do Pacaembu (banca da Regina) na feira da Barão de Capanema (banca da Lilian) e como não podia deixar de ser no Mercado Central há bancas maravilhosas. Em todos esses fornecedores podemos fazer o pedido por telefone e eles entregarão em casa limpos, divididos em porções como desejar. Adoro!!!  Para não fugir às minhas origens a primeira receita que quero dividir com vocês é a da MOQUECA CAPIXABA. Só no E.E.Santo é moqueca  no resto do país e peixada.

 Ingredientes: Para 4 pessoas       

Peixe  (prefiro os brancos de mar)Robalo, Badejo, Garoupa .Um peixe de +ou- 2kg a 2.5kg. Reserve a cabeça para o pirão

-Temperos-Limão,sal ,fondor para peixes,  tomates bem vermelhos ,cebola, alho, azeite coloraú,sal,  coentro, salsinha e cebolinha.

Modo de Fazer

  1. Temperar o peixe umas duas horas antes com o sal, limão ,fondor .  As cabeças também. Reservar.
  2.  Numa panela de barro de preferência capixaba.Pode ser também uma panela de cobre ou uma francesa Le Creuset .Não pode ser  uma panela  muito grossa. A panela precisa ser bonita porque  a moqueca vai à mesa nela.
  3. Dourar uns 2 dentes de alho picado no azeite virgem e tirar a panela do fogo.Cortar os tomates em rodelas com peles e sementes e também as cebolas., . em fatias normais.Fazer as camadas começando com as cebolas ,os tomates,a salsa , a cebolinha e o coentro .Regar com azeite ,colocar lado a lado as postas do peixe e repetir as camadas de tempero regando com azeite. .Depois de montada a moqueca ,dissolver uma colher de sopa  de colorau (,gosto da marca Bombay,são mais caros e bem melhores.) em um pouco de azeite e regar a moqueca de maneira a alcançar toda a circunferência da panela. Tempo de cozimento +ou- 20 minutos.Durante o cozimento ,com o caldo que se forma vai regando de vez em quando.
  4. Com as cabeças fazer também o mesmo processo numa panela à parte para obter o caldo para o pirão . Esse caldo poderá ser feito antecipadamente. Depois de cozido deverá ser coado e separado ,para fazer o pirão na hora de servir ,com farinha de mandioca. Gosto de fazer com a farinha Deusa. Por a ferver o caldo e misturar um pouco de farinha para o pirão.Pode e deve usar pimenta de preferência a dedo de moça ou a biquinho ,pois as pimentas mais fortes interferem a meu ver no frescor da moqueca. Não gosto da pimenta do reino para esse prato.

Essa moqueca poderá ser de camarões,lulas ou lagostas.Esses frutos do mar também poderão ser acrescentados à moqueca de peixe. Respeitando o tempo de cozimento de cada ingrediente.                                

Lula:2minutos

Camarões:3 a 4 minutos

Lagosta:sem casca no máximo 8minutos.Se for adicionar a lagosta ao peixe lembrar que se o peixe cozinha em no máximo 20 minutos a lagosta deve ser acrescentada aos 10 a 12 minutos de cozimento do peixe, e assim sucessivamente com o camarão e com as lulas( em anéis sem pele).

Observe o ponto de cozimento pois frutos do mar muito cozidos são horríveis. Pense sempre em um ponto acima do crú

Tel da Regina feira do Pacaembu  Cel 996541169

Tel da Lilian feira da Barão de Capanema Cel 999883175

SUCESSO!!!  Comentem por favor.

Anúncios
Categorias: Home | Tags: , , , | 21 Comentários

Navegação de Posts

21 opiniões sobre “Receitas de Família

  1. Vc sempre me surpreendendo!!! Mais um motivo para estourar de orgulho de vc! Mãe desejo sucesso sempre, muito, demais para vc!!!

  2. Cris

    Parabéns pela iniciativa tia!! Vai ser um sucesso, bjs

  3. teresa

    Parabéns Anna! Adorei a sua forma simples de dizer tudo e de dar as informações que sempre queremos! Vou experimentar um dia desses 🙂 Só uma dúvida : o que é o pirão? bjs teresa

  4. Regina Zimmermann

    Esta Anna Maria Braga vai desbancar aquela da Globo!!!! Amei a ideia1 bjos Anninha

  5. Mãe, vc é meu orgulho e meu exemplo!!! Amei esta surpresa!!!

  6. Sheila Castello

    Nossa… tudo muito rápido!!!!! Só estou vendo agora. Parabéns, um beijo!!!!! Vou ler agora!!!!

    • Sheila Castello

      Deu água na boca e o lay-out do Blog está lindo! bjs

  7. Luiz Tambor

    Anna, a Liz me apresentou ao seu blog e eu adorei. Ler sobre suas ideias e aprender com voce os segredos da boa comida que vem do mar me fez sentir como se estivessemos tomando um vinho, entre amigos, ouvindo você falar e nos encantando a todos.

    • Luiz muito bom ler o seu comentário.Espero que esse artigo seja o inicio de muitos e que tragam sempre o prazer da boa mesa e de uma boa conversa.Obrigado pelo prestígio. Bjo

  8. Anna, ótima iniciativa mas queromos a receita do Bolinho de Arroz da Serra. Beijos da família.

    • Zé, Paula ,Luisss bom ver vocês por aqui.O bolinho de arroz da Serra é o doce? Não tenho receita Zé. é bem trabalhoso, socado no pilão,receita dos escravos que o tempo levou.Vou tentar achar.Bjo grande.

  9. Jerusa Fundão Zanini

    Você sempre teve mãos maravilhosas na cozinha. Aliás entre outras qualidades. Foi aprimorando isto pelo que vejo. Parabéns . Vou poder apreciar e aprender.

  10. Margarida

    Anna
    Que maravilha!
    Deve ser o maximo! Adoro frutos do mar!!!
    Bjs
    Marga

  11. Irineu

    Já imprimi sua receita, Anna !!! Vamos fazer esta semana… Também servirá pra matar a saudade…

    • Que bom que gostaram.Saudades de vocês também.O blog está meio parado.O Facebook está publicando matérias antigas mas o livro de receitas vai sair.💋💋

  12. Maria Teresa Escobar

    Parabéns Ana! Sucesso! Vou fazer ,adoro moqueca. Bjs

  13. Soraya Missiato

    Parabéns Anna! Adorei ….sucesso!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: