ESPANHA MÁGICA

ESPANHA MÁGICA

Em 2009  estivemos na Espanha mais precisamente no Norte. Saímos num voo com escala em Madri ,(ADORO) e em seguida chegamos à San Sebastián em basco Donostia. Uma surpresa. Tínhamos sido informados da beleza mas superou as expectativas.É uma lindíssima cidade localizada no País Basco espanhol, capital da província de Guipúzcoa. Possui uma geografia espetacular rodeada pela Baía de Concha, junto ao mar de Biscaia.  Cidade de cerca de 183.000 habitantes e 400.000 em sua periferia.Em 2016 San Sebastian junto com a cidade de Wroclaw na Polônia será a Capital da Cultura Européia. É um deslumbramento. Caminhar pela cidade velha é um mar de surpresas .Edificações antigas, ruelas cheias de história,música e poesia. Encontramos,  caminhando por lá, o ex ministro Pedro Malan que passa seus verões na cidade, com a família, há anos. Ele sabe das coisas.É uma região de pescados e frutos do mar incomparáveis de uma variedade impressionante.Come-se muito bem em qualquer lugar, a zona do porto  é uma festa. Lugar relativamente pequeno surpreende pela quantidade de chefs estrelados.Visitamos o restaurante De Juan Marí Arzak chef três estrelas no guia Michelin que é a biblia da classificação da cozinha no mundo. Essa classificação é tão importante que o chef francês Bernard  Loiseau, enfrentando dificuldades no seu restaurante, ao perder uma das estrelas, cometeu o suicídio. Achei o restaurante de Arzak um luxo. Decoração descolada, cores neutras, nas paredes, antigas  formas de talheres, usados na  fabricação dos mesmos, objetos de design de muita elegância. Cozinha divina, magistralmente tocada por ele e por sua filha Elena.É uma casa que precisa ser visitada quando se viaja para San Sebástian.

Glória das glórias, algum tempo depois , assistindo a Ophra  Winfrey vejo a Barbra Streisend sendo entrevistada após uma viagem à Espanha e Ophra pergunta :” Como foi , onde esteve ,etc, etc. Barbra responde:     “Em San Sebastian  visitando o Arzak”.    Explicou de quem se tratava e disse :   ” Passei uma semana jantando lá todos os dias para poder provar todos os pratos possíveis nesse espaço de tempo.” Mostraram as fotos dos pratos numa tela gigante e eu modestamente me senti no topo do mundo.

Receita de Pastel de Krabarroca – (Pudim de Rascasso) –
                De uma simplicidade desconcertante, como tantos grandes pratos em que o gênio criador não precisou de muito para compor uma obra-prima, este Pastel de Krabarroca, de Juan Mari Arzak, o mítico chefe basco com três estrelas Michelin que, sendo embora autor de um sem-número de novos pratos,”uma média de 40 por ano”, afirma que, até agora, só um se impôs, o pastel de krabarroca. -”É o prato mais importante que fiz na minha vida e que pode passar à História”
Krabarroka é o nome basco para o rascasso,este feíssimo mas delicioso peixe,
de carne branca, firme, de sabor intenso a mar . Entrada ou refeição leve, é tradicionalmente comido frio e acompanhado de maionese e de um vinho branco seco que para ficar no clima pode ser um Alvarinho espanhol.
Modo de Fazer
Ingredientes:
1 rascasso (cerca de 1kg) ou qualquer peixe de carne branca de água salgada.
1 cenoura
1 alho porro
7-8 ovos
200ml de natas(creme de leite)
200ml de polpa de tomate
Sal e pimenta moída
Preparação:
Coloque o rascasso numa panela e coza-o em água e sal, juntamente com acenoura e o alho porro.
Retire pele e espinhas e pique a carne com o auxílio de uma faca. Reserve.
Bata os ovos com as natas, o tomate, sal e pimenta,junte-lhes o peixe
e leve ao forno numa forma de bolo inglês untada, em banho-maria, durante cerca de hora ou até estar cozido.
Desenforme depois de frio
e sirva acompanhado de maionese
Nota: fonte Google/ Wikipedia
Anúncios
Categorias: Home | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: