DESCOBRINDO A CROÁCIA

As primeiras informações sobre a Croácia obtive por volta de 1958, quando comecei a namorar meu marido, nessa época, aluno da PUC do Rio de Janeiro, onde seu professor de Direito Canônico, Pe. Dinko Mravak, que era croata, nos falava das maravilhas de seu país, ainda sob o jugo da República Popular Federativa da Iugoslávia de quem se separou somente em 1990, quando tiveram as primeiras eleições livres desde a Segunda Guerra Mundial. Após as eleições os croatas tiveram brutais conflitos que trouxeram efeitos desastrosos à sua economia, levando a destruição de muitos monumentos e tesouros históricos. A ONU administrou territórios sob disputa até 1995 e a última região, só foi retomada em janeiro de 1998. A Croácia era parte da Hungria desde 1102 e assim permaneceu por 900 anos, até 1918. Das ruínas do império de Habsburgos emergiu a Iugoslávia, em um novo estado, de sérvios,croatas e eslovenos Portanto a sua independência é muito recente e eles esperam ingressar na comunidade européia no próximo ano. Após a independência passaram a investir enormemente no turismo explorando as belezas dessa terra abençoada por paisagens variadas, desde desfiladeiros selvagens e íngremes vales, florestas protegidas e transformadas em parques nacionais, a um litoral recortado que se estende por parte do Adriático e exibe centenas de ilhas banhadas por um oceano de uma beleza única. Ouvíamos também o Reali Junior falar maravilhas das férias que passava lá com a família, dos pescados, da comida,do povo e enfim fomos despertados para a viagem até lá, que acabou finalmente ocorrendo, somente em 2008. Saímos de Milão em direção a Verona, Veneza e seguimos para as montanhas e chegamos a Opatija depois de cruzar a fronteira da Eslovênia. Esse balneário turístico deve seu nome a uma abadia beneditina do século 14 em torno da qual a aldeia foi construída. É uma cidadezinha repleta de hotéis de luxo e villas onde os europeus costumam passar o verão.Por rodovia fomos para Rijeka, cidade romana antiga, (Stari Grad) com suas igrejas e museus. É um dos principais portos da Croácia, com estaleiros e industrias e importante entroncamento-chave para trens e rodovias.Colocamos o nosso carro no ferry-boat e viajamos toda a noite em direção a ma-ra-vi-lho- sa Hvar onde passamos uma semana nos deliciando com a comida, o povo e as águas geladas daquele oceano deslumbrante, debaixo de um sol escaldante o que fazia a água ainda mais fria. Hvar tem uma longa tradição de arte e cultura,onde foi construído um dos primeiros teatros da Europa .Vastos campos de alfazema, todos e cultura,onde foi construído um dos primeiros teatros da Europa .Vastos campos de alfazema, todos floridos o que exala um perfume de lavanda todo o tempo no ar. Produz vinhos, excelentes tintos Gran Cru, de primeiríssima qualidade. Frutos do mar deliciosos,que esperávamos vir no fim da tarde,direto dos barcos para a mesa do restaurante que frequentávamos,onde fizemos amigos generosos e hospitaleiros.

Partimos de Hvar em direção à Dubrovnik,que era até a guerra em 1991, um dos grandes destinos turísticos  internacionais da Dalmácia, renomado pela beleza de seus monumentos, muros magníficos e atmosfera acolhedora. Após o acordo de Erdut,em 1995 a vida começou a retornar ao normal , a Unesco e a União Européia formaram uma comissão especial e a cidade foi reconstruída. Linda!!! O entardecer em Dubrovnik é emocionante. As sete,oito horas, ouve-se os sinos das igrejas, os pássaros se recolhem,o sol se põe, tudo fica dourado ao mesmo tempo de forma incomparável.Retornando para a Itália deixamos Dubrovnik em direção à Split ,depois Ancona, por fim Milão( onde vi na Via Napoleone, em frente à sua loja no número 20121, o inspirado artista da moda Giorgio Armani) e São Paulo.

Voltamos á Dubrovnik em 2011.Sempre nos maravilhamos e seguramente voltaremos mais vezes. Imperdível.

Há ainda muito o que visitar por lá por exemplo, a região de Istria para se deliciar com as maravilhosas trufas no restaurante Zigante Tartufi

Categorias: Home | Tags: , , , , , , | 3 Comentários

Navegação de Posts

3 opiniões sobre “DESCOBRINDO A CROÁCIA

1. alice madeira Abad

Anna querida, amei sua descrição sobre a Croácia que é um destino turístico maravilhoso.As cidades croatas são muito interessantes e todos os anos circulo por lá sempre com vontade de ficar mais. Bjs Lissu

• annabraga2012

Eu gosto muito dos seus comentários. Você tem viajado muito e isso é ótimo para trocarmos informações. Bjo e obrigado

2. Marga

Eu ja tinha vontade de ir …agora coloquei em primeiro na minha lista…
    Do jeito que vc conta da vontade de ver ,sentir o cheiro e as cores…