ETIQUETA NO MUNDO MODERNO.

Lendo a Veja São Paulo  dessa semana sou informada à respeito do novo livro de Glória Kalil “Viajante Chic”.Interessante esse nicho de literatura em que os escritores abordam comportamentos ideais em situações possíveis em nossas vidas.Acho antes de qualquer coisa ,a Glória Kalil ótima.Mulher educada, gentil e nada esnobe,com absoluta competência para falar sobre etiqueta,  uma vez que vem de família tradicional de São Paulo. Nos dias de hoje em que esse tipo de educação é quase zero, considero importante determinadas dicas,uma vez que a grande maioria da população, ignora regras básicas de convívio.

Quando menina meu pai, homem elegante, sofisticado,insistia e cobrava a leitura de um livro sobre etiqueta de uma autora da qual nunca mais ouvi falar,Carmen D’Avila.Era determinado por ele,a leitura de um trecho por dia,(eu tinha mais ou menos dez anos de idade)e à noite, não havia televisão, conversávamos sobre o que eu havia lido,compreendido,qual era minha opinião,ele exemplificava diversas situações onde se aplicava o assunto e assim foi formada a minha educação social que me preparou para o convívio com as pessoas que me rodeiam.Respeito, gentileza,bondade, sempre tendo em mente que o meu direito termina onde o do meu semelhante começa.Além desses  ensinamentos básicos aprendi regras sociais que nos identificam em qualquer lugar que frequentemos aqui ou no mundo,porque educação e fundamental. Lastimo enormemente que a educação de nosso povo seja tão ruim ,que o convívio seja muitas vezes tão difícil ,que haja tanta agressividade, tanta ignorância, a ponto de Glória Kalil precisar ensinar o básico :” Avião não é dormitório.Homens não devem voar de bermuda ou regata. Não é bacana ficar roçando,pernas e braços peludos nos outros.” Eu acrescentaria dificuldades no nosso dia a dia,que nos aborrecem ,como: nos elevadores,pessoas que entram e saem como verdadeiras boiadas,a violência no transito,nas filas, no teatro,nos cinemas, o uso dos celulares,o desrespeito aos mais velhos em todos os lugares,vagas de estacionamento, desrespeito aos professores que são a base da educação dos nossos filhos netos,continuando um trabalho que se inicia em nossos lares,enfim uma lista interminável. Educar exige sacrifícios e interesse  de quem educa,pais, avós ou professores mas, esse sacrifício precisa ser feito. O exemplo vem de cima e só assim teremos uma sociedade, melhor, mais humana.

Categorias: Home | Tags: , , , , , , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “ETIQUETA NO MUNDO MODERNO.

  1. Lia Mara Meyer

    Ana você foi perfeita em suas colocações. O que deveria ser trivial aos nossos olhos, tornou-se exceção…Educação, boas maneiras, gentilezas…nunca foi sinônimo de grau de instrução (claro que ajuda, mas não é garantia), e sim de bons e saudáveis exemplos. Minha mãe estudou até o 4º ano primário, escrevia poesias como ninguém, e me ensinou (assim como seu pai), o gosto pelos livros, ela sempre dizia..”minha filha, conhecimento não ocupa espaço, e por pior que as coisas um dia fiquem, isso ninguém tira de você”. Pessoas como seu pai, minha mãe e tantas outras deveriam se perpetuar..para que pudéssemos ter uma geração mais comprometida com valores e princípios. Parabéns, adorei a crônica.

  2. Jerusa Zanini

    Voce ja reparou que as regras basicas de convivio são sempre suaves,discretas,gentiz e não fazem barulho algum,no entanto chamam mais atenção,tem muito mais brilho que qualquer outra atitude inversa.Referente a seu Pai tenho que lhe dizer que quem o conheceu so poderia lembrar dele como uma pessoa de extremo refinamento.Sabe, chegar perto de uma pessoa assim nos da mais segurança,uma garantia de que seremos muito bem tratados em qualquer situação.

Deixe um comentário

