BORGONHA, VIAGEM INESQUECÍVEL.

Iniciamos nossa viagem à Borgonha,pela Alemanha. Muitas pessoas preferem ter Paris,França como base de viagem,nós preferimos Frankfurt,Alemanha.Chegamos à Wiesbaden direto de Frankfurt onde alugamos um carro para iniciarmos nosso roteiro. Em Wiesbaden nos hospedamos no maravilhoso hotel Nassauer Hof onde passamos a noite e jantamos com um casal de amigos, ela brasileira ,ele alemão antes de seguirmos viagem no dia seguinte.Seguimos para Strasbourg onde ficamos por dois dias curtindo a linda cidadezinha com seus canais,flores e arquitetura tipicamente alemã,qualidade de vida inacreditável,cozinha requintada que estávamos preparados para aproveitar, já com indicações de chefs desde São Paulo.A Catedral gótica é deslumbrante e lá se encontra a primeira casa em estilo Crommandel na Europa. Seguimos para Colmar e em seguida para Beaune a capital dos vinhos da Borgonha.Situada no coração de vinhedos como Pommard, Corton-Charlemagne,La Romanée-Conti é também uma cidade de arte cujo elemento principal é o Hotel-Dieu ( Hospice de Beaune) antigo hospital e atualmente museu ,com seus lindos telhados de azulejos coloridos. Quando os romanos chegaram à região no coração da França no século II d.c, já encontraram os celtas cultivando vinho e com a chegada dos invasores a qualidade da produção teve grande melhora e no século IV já se tem notícia da vinicultura borgonhesa desenvolvida em termos comerciais. A Borgonha produz alguns dos mais renomados vinhos do mundo, vinhos mono-varietais com as uvas Pinot-Noir para os tintos e Chardonnay e Chablis para os brancos.A região com suas Domaines, teve forte influência dos monges beneditinos ,considerados tradicionais enólogos desde a Idade Média, ao contrário de Bordeaux que teve influência protestante .Essa região possuí um sem número de restaurantes sendo que classificados no Guia Michelin são vinte e seis, alguns com três estrelas e além do vinho produz a mostarda que foi considerada pela Unesco ,patrimônio nacional.Ficamos na região por quinze dias usufruindo da atmosfera da colheita,saboreando as uvas colhidas nos vinhedos ,caminhando sem rumo para todo lado, frequentando restaurantes inacreditáveis como do Hotel Le Cep onde estávamos hospedados,cujo chef Bernard Morillon, uma estrela no Michelin,era totalmente dominado pela mulher.Ela mandava muuito.Estivemos  no Les Millesime  onde nosso jantar foi um “Selle d’Agneau en croûte de Pain aux Epis de Polé, Ecources d’Orange aux Epices” e bebemos um Gevrey de Chambertin 85.Sofisticado.Esse restaurante possui uma das adegas mais ricas da região. Jantamos no Le Montrachet onde comemos” Jambon Persille”,”Perdreau aux Figues”e o vinho claro, um Puligny -Montrachet. Glória das Glórias almoçamos com Marc Meneau no L’Esperance, restaurante três estrelas Michelin, onde pedimos, “Huitres a la Gelee d’EAu de Mer”,” Lambs Chops de Agneau”.Estivemos emAvalon, Dijon, Vezelay onde Rostropovich tocou e gravou Suites para Violoncelo .de J.S. Bach. Como intitulei :Viagem Inesquecível. Peço desculpas  pelo esnobismo dos menus mas vocês sabem que em francês , os menus são mais autênticos afinal, eles sabem tudo de comer e beber bem.,Essa viagem foi longa e a segunda parte passando pelo Chateau de Bagnoles ,Dentelles Sarracennes,Lyon,Avignon,voltando para a Alemanha de onde retornamos,fica para o próximo post.

Categorias: Home | Tags: , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “BORGONHA, VIAGEM INESQUECÍVEL.

1. Alice Leonarda Madeira Abad

Adorei sua matéria,ANNA. A Alemanha mora em meu coração. Conheço alguns lugares citados por vc realmente eles deixam sempre uma vontade de quero voltar..